Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Camarea axillaris A.St.-Hil. LC

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 16-07-2012

Criterio:

Avaliador: Diogo Marcilio Judice

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie com ampla EOO (243.110 Km²) e aparentemente suas subpopulações têm se mantido estáveis. A espécie foi categorizada como "Menos preocupante" (LC).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Camarea axillaris A.St.-Hil.;

Família: Malpighiaceae

Sinônimos:

  • > Camarea triphylla ;
  • > Cryptolappa axillaris ;
  • > Cryptolappa triphylla ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Camarea axillaris é uma espécie muito próxima de C. elongata. Ambas apresentam cincinos solitários e axilares, sistema subterrâneo do tipo rizoma, filotaxia verticilada e samarídeos com ala dorsal pouco desenvolvida e núcleo seminífero recoberto por acúleos. Além disso, as duas espécies são subarbustos com ramos delicados, porém enquanto em C. elongata os ramos são decumbentes, em C. axillaris eles são eretos. A característica de maior relevância na separação dos dois taxa é o gineceu, sendo o ovário 3-carpelar em C. elongata e 4-carpelar em C. axillaris. Além disso, C. axillaris apresenta distribuição mais ampla nos Cerrados e Campos Rupestres de Minas e Bahia (Mamede, 1990).

Dados populacionais

Não há dados populacionais disponíveis sobre a espécie.

Distribuição

Ocorre no Estados da Bahia e Minas Gerais (Mamede, 1990).

Ecologia

Camarea axillaris é um subarbusto ereto de 10 a 60 cm de alt., bastante ramificado desde a base ou apenas no ápice, ramos cilíndricos, ascendentes, densamente pilosos. Folhas sésseis a subsésseis, 3-verticiladas, densamente agrupadas no ápice dos ramos, as apicais aciculadas ou linear-lanceoladas e as basais linear-lanceoladas a ovais. Flores casmógamas em cincinos unofloros, axilares. Frutos samarídeos com ala dorsal pouco desenvolvida, com acúleos sobre o núcleo seminífero (Mamede, 1990).

Ameaças

9.8 Population fluctuation
Incidência local
Severidade high
Detalhes Espécie frequente na Cadeia do Espinhaço entre a região da Serra do Cipó e Grão Mogol. Por ocorrer em subpopulações rarefeitas e preferencialmente em áreas sujeitas a ações antrópicas consideramos evidente a fragilidade desse táxon (Amorim, com. pess.).

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Ocorre no Parque Nacional da Serra do Cipó (Biodiversitas, 2005).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Deficiente de dados" (DD), segundo a Lista de espécies ameaçadas do Brasil (MMA, 2008).

Referências

- MAMEDE, M.C.H. Revisão do gênero Camarea Saint-Hilare (Malpighiacaea). Hoehnea, v. 17, n. 1, p. 1-34, 1990.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- AMORIM, A.M.A. Comunicação do especialista André Márcio Araujo Amorim da Universidade Estadual de Santa Cruz, Bahia, para o analista Diogo Judice, pesquisador do CNCFlora, em 29/02/2012.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

Como citar

CNCFlora. Camarea axillaris in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Camarea axillaris>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 16/07/2012 - 18:08:54